Semana sobre Mudança do Clima é iniciada em Salvador

A Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima iniciou nesta segunda-feira, 19, em Salvador e segue até a próxima sexta-feira, 23. Cientistas, dirigentes políticos, entidades governamentais e não governamentais irão debater medidas ambientais frente às mudanças climáticas.

A instalação do Painel Salvador de Mudança do Clima marcou a abertura do evento, que contou com a participação do prefeito ACM Neto, do secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga, do embaixador da Holanda, Kees Van Rij, o primeiro-secretário da embaixada alemã, Lutz Morgenstern e do renomado cientista brasileiro Carlos Nobre.

O prefeito de Salvador, ACM Neto avalia o o Painel Salvador de Mudança do Clima como uma forma de apresentar a cidade soteropolitana para o mundo. “Este é um evento internacional que hoje acontece em Salvador e tem um apelo especial por promover uma discussão sobre o clima, a sustentabilidade, preservação do meio ambiente, o impacto que as mudanças climáticas vêm causando na América Latina, e é claro em especial no Brasil e em Salvador. É também uma oportunidade para a nossa capital apresentar tudo que estamos fazendo, os serviços, os avanços que são muitos e que inclusive nos colocam num paradigma de uma prefeitura comprometida com a sustentabilidade e com a resiliência”.

“Eu vou apresentar um pouco dos principais impactos das mudanças climáticas do Brasil como um todo em vários setores, principalmente em saúde, áreas urbanas, Amazônia, semi-árido e na agricultura. Também vou dizer quais seriam as atitudes do Brasil para cumprir seus compromissos”, conta o cientista Carlos Nobre, que acrescenta, “O Brasil é um país tropical e possui altas temperaturas e umidade. Os países tropicais em um certo sentido são mais vulneráveis ao aumento de temperatura”.

“O evento tem diversas frentes de importância. Entre deles de não permitir que a discussão da mudança climática perca o rumo no Brasil, mostrar que os governos locais estão fazendo muita coisa e ao mesmo tempo movimentar a economia e dar visibilidade para a Salvador, além de dar a oportunidade aos cidadãos de conferirem esse momento”, aponta o secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga.

A Semana do Clima em Salvador bateu o recorde de inscritos na história do evento, que conta com uma programação extensa de debates organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC) e pelo Executivo municipal. O evento acontece no Salvador Hall, na avenida Paralela. (As informações do A Tarde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *