Ucrânia sofre ciberataque na infraestrutura: aeroporto e metrô

Uma onda de ataques cibernéticos está atingindo a Ucrânia nesta terça-feira (24), de acordo com a Reuters. Os ataques atingiram principalmente pontos de infraestrutura do país, como o aeroporto de Odessa e o sistema de metrô em Kiev, capital do país.

No começo deste mês, a Ucrânia já estava preocupada com possíveis ataques hackers em redes de infraestrutura do país. Na época, em comunicado, a Equipe de Resposta de Emergência Informática (Cert) afirmou: “Pedimos aos proprietários de sistemas de telecomunicações, outros recursos de informação, principalmente de infraestrutura de transporte, bem como usuários comuns de Internet, para seguir os requisitos de segurança mais rígidos”

O metrô de Kiev reportou um ataque específico ao seu sistema de pagamento. Enquanto isso, para conter os problemas, o aeroporto de Odessa afirmou que já intensificou as medidas de segurança: “Nós relatamos que o sistema de TI do aeroporto internacional de Odessa foi atingido por um ataque de hackers. Todos os serviços do aeroporto estão trabalhando em um modo mais rígido”, disse um porta-voz do aeroporto.

Sobre os possíveis atacantes, a Rússia aparece como principal indicada. Enquanto o Kremlin nega o ataque, o governo ucraniano está implementando “uma estratégia nacional para manter as instituições estatais e as empresas estratégicas seguras”, notou a Reuters.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *